Ronilson Lopes
Ronilson de Sousa Lopes nasceu em Carolina, no Maranhão, em 1980, mas passou sua infância e adolescência em Goiatins, no Tocantins. Aos vinte e quatro anos de idade entrou para o Seminário Católico de formação para o sacerdócio onde viveu durante oito anos em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde estudou Filosofia. Publicou seu primeiro livro, Contos do meu Sertão, em 2011.
Sua escrita tem múltiplas vozes, talvez por ser apaixonado pela literatura de muitos escritores, entre eles: Zeca do Tocantins, Edgar Allan Poe, Ernest Hemingway e João Guimarães Rosa.
Nos últimos anos tem lido mais escritores que falam da Amazônia e de temas socioambientais, como Luis Sepúlveda, Jorge Tufic, Wilson Nogueira, Ricardo Dantas e muitos outros.
É o autor dos livros: Desejo de Eternidade (2020), Meus primeiros amores (2020), Eu Voo (2021) e Filosofia e vida: diálogos entre amigos (2019), este último em parceria com o escritor Cearense João Uilson.
Participou de diversas antologias: entre elas, Em contos: CALPistas na criação (2011); Antologia Poesia agora – edição Outono (2018); Antologia Basta (2018); Antologia Poética Provérbios da Lama (2020); O Vazio: histórias sobre depressão e suicídio; Antologia Portais (2021), onde teve um destaque.
Atualmente, Ronilson Lopes, cursa Mestrado em Estudos Literários na Universidade Federal de Rondônia - UNIR e é professor de Filosofia no Instituto Federal do Amazonas – IFAM.